ACONTECEU
Rio de Moinhos

 

 
 
 
   

 

 

 

50 anos do25 de abril
Para festejar os 50 anos da Revolução dos Cravos, os alunos do CERM participaram em várias atividades comemorativas da data. ver fotos [+]
Os alunos registaram por escrito as suas impressões e algumas são transcritas aqui:

“ No dia 25 de abril é importante passar a mensagem da luta pela conquista da liberdade…A
queda do governo tinha de acontecer. O povo estava farto de receber ordens que não faziam
sentido…”

Para ler os registos dos outros alunos clique aqui [+]

 

 

 

Visita de estudo ao Parque Rural do Tambor e Museu Luís Pinto em Aveiras- 22-03
Para comemorar o final do 1º semestre, no dia 22 de março os alunos do CERM fizeram uma
visita de estudo ao Parque Rural do Tambor em Aveiras.
saber [+]

Pode ver as fotos dos nossos alunos da Pré aqui [+]
Pode ver as fotos dos nossos alunos dos 1º e 2º anos aqui [+]
Pode ver as fotos dos nossos alunos dos 3º e 4º anos aqui [+]

Vídeo 01 ver vídeo aqui [+]
Vídeo 02 ver vídeo aqui [+]
Vídeo 03 ver vídeo aqui [+]
Vídeo 04 ver vídeo aqui [+]
Vídeo 05 ver vídeo aqui [+]

 

 

 

 

Dia Mundial da Poesia | 21-03-2024
No dia 21 de março de 2024, o Centro Escolar de Rio de Moinhos comemorou o Dia Mundial da Poesia, com a libertação de poemas, cujo lema era: “Liberte um poema e celebre a magia da poesia”.
Os poemas colocados dentro de uma gaiola de pássaros, afixada no exterior do portão da escola, ficaram à disposição dos encarregados de educação e da população em geral. Cada pessoa retirou um, libertando assim a magia da poesia, fazendo uma analogia à solidariedade, à empatia, à liberdade de expressão, à criatividade e à necessidade e direito que todos têm à educação.
Os alunos exteriorizaram os seus sentimentos escrevendo:

“ Eu gostei muito do dia da poesia…”;
“ No dia da poesia os alunos do 3º e 4º ano fizeram vários poemas…”;
“No dia da poesia nós saímos da sala e fomos para a entrada da escola,…”;
“… e colocámos os poemas dentro de uma gaiola dos pássaros…”;
“Lemos poemas e divertimo-nos muito,…”
“O dia da poesia foi muito divertido porque pusemos uma gaiola na rua…”;
“…todas as pessoas que passavam na rua podiam tirar os poemas e lerem.”
“Foi muito divertido, cantámos, falámos, dançámos e dissemos piadas. Foi muito bom!”
“No dia da poesia, eu gostei mais de ler um dos poemas que criei.”

A atividade teve o objetivo de sensibilizar todos, para a necessidade urgente de ler, de refletir, de tirar conclusões, de pensar por si próprio, de desenvolver a sensibilidade artística, …
... A atividade foi muito participada, amplamente difundida entre a comunidade escolar e o seu objetivo foi alcançado com sucesso. ver fotos [+]

Vídeo 01 ver vídeo aqui [+]
Vídeo 02 ver vídeo aqui [+]

 

 

 

DIA MUNDIAL DA ÁRVORE | 21-03-2024
O Dia Mundial da Árvore (21-03) é uma data que, todos os anos letivos, é recordada com muito entusiasmo e participação. Toda a comunidade educativa envolve-se ativamente nas diferentes tarefas.
Os alunos manifestaram-se e registaram em papel, as suas impressões do momento da plantação:

“No dia da árvore plantámos um abacateiro e foi o Afonso do pré-escolar que o plantou em
representação de todos, porque é o mais novo da escola”;
“…falámos como se deve plantar uma árvore ou um arbusto…”;
“…falámos da importância das árvores e da natureza em geral;”
“……..”
“Eu adorei o dia da árvore…”.

Este tema é de enorme pertinência na educação das crianças porque, lembra a necessidade de plantar árvores e, a vida na Terra só é possível devido a estes seres vivos que tão bem sabem equilibrar o ecossistema terrestre. ver fotos [+]

 

 

 

Apresentação do livro “Bambaré, letras para ficar d’orelha em pé”
Na passada sexta feira, dia 23 de fevereiro, os alunos do primeiro ciclo da escola de Rio de Moinhos foram à Biblioteca Municipal ver a apresentação do livro “Bambaré, letras para ficar d’orelha em pé”.
Este livro é especial porque fala de vários animais, mas fazendo rimas. A apresentação também foi especial porque foi feita com música. O Hugo Sampaio tocou músicas que acompanharam as leituras dos versos escritos pela Lurdes Breda. Quem ilustrou o livro foi a Manuela Rocha. No final tivemos uma sessão de
autógrafos. Esta visita foi boa, divertida e inspiradora para não desistirmos dos nossos sonhos e vermos que também nós podemos vir a escrever livros interessantes. ver fotos [+]

 

 

 

Uma “Máscara de Carnaval”
Este ano letivo, o Carnaval ocorreu durante o período de interrupção letiva de final do primeiro semestre.
Para se estabelecer mais uma vez a colaboração escola-família-aluno e, não deixar passar a data sem haver uma recordação da efeméride, foi solicitado às famílias que construíssem, com os seus filhos, uma “Máscara de Carnaval”, que teria de ser elaborada com materiais reciclados. A mesma seria posteriormente exposta na escola, para que toda a comunidade as pudesse observar.
A proposta foi muito bem aceite e participada, surgindo muitas ideias demonstrativas da alta criatividade e empenho dos participantes, conforme comprovam as fotos em anexo.
As famílias tiveram oportunidade de visitar a exposição diariamente, após o início das aulas do segundo semestre, sempre que se deslocavam à escola e também no dia da reunião de avaliação com os encarregados de educação. ver fotos [+]

 

 

 

DIA DE REIS - 8/1
Para comemorar o Dia de Reis realizou-se no dia 8 de janeiro (segunda-feira) uma confraternização, entre toda a comunidade educativa. Todas as crianças, de pré e de primeiro ciclo, cantaram a canção do Dia de Reis e desejaram a todos um Bom Ano Novo.
Aproveitou-se o momento, em que todos estavam reunidos, para entregar aos alunos, os certificados de participação no concurso de trenós e dar a conhecer os três primeiros prémios.
ver fotos [+]

 

 

CONCURSO DE TRENÓS DE PAI NATAL e FESTA DE NATAL-20/12
Durante o mês de dezembro foi lançado um desafio aos alunos para, em conjunto com os seus familiares, construírem um trenó do Pai Natal, com materiais reciclados e cujo tamanho não poderia exceder o de uma folha A4. A proposta foi bem aceite e muito participada, aparecendo variados trabalhos e todos eles muito interessantes.
No dia 20 de dezembro, a exposição esteve aberta ao público, para todos a poderem observar.
Nesse dia, após as 18 horas, todas as crianças puderam ver uma companhia de teatro, que lhes veio apresentar a peça teatral. “A Viagem ao Pólo Norte”, oferta da APEOCA. No seguimento da festa, as crianças também participaram com músicas, danças e canções.
No final da Festa de Natal houve um jantar partilhado.
ver fotos [+]

 

 

 

VISITA DA ESCRITORA SARA FARINHA -30/11
No dia 30 de novembro (quinta-feira) recebemos, no Centro Escolar de Rio de Moinhos, a escritora Sara Farinha que veio apresentar o seu livro "No mundo dos sonhos", um projeto pedagógico que inspira, incentiva e encoraja as crianças a sonharem grande, acreditarem em si mesmas e a explorarem a sua imaginação, cultivando os seus sonhos e promovendo a sua criatividade. As crianças participaram com muito entusiasmo e empenho nas atividades propostas pela escritora. ver fotos [+]

 

 

 

VISITA DE ESTUDO AO CENTRO HISTÓRICO DE ABRANTES – 23/11
Os alunos do terceiro e quarto ano, do Centro Escolar de Rio de Moinhos, visitaram o centro histórico de Abrantes, no dia 23 de novembro (quinta-feira), no âmbito do tema de estudo do meio: “Passado do meio local”. Os alunos percorreram várias zonas da cidade, representativas do seu passado. Foram também convidados a participarem numa reunião com a Srª Vereadora da Educação, Juventude e Ambiente, Celeste Simão. A conversa foi muito animada e participada.
Foi uma visita de estudo muito proveitosa, elucidativa e entusiasmante para todos.
ver fotos [+]

 

 

CORTA-MATO-21/11
Alguns alunos do 3º e 4º ano de escolaridade participaram no Corta-Mato Concelhio, realizado no dia 21 de novembro (terça-feira), no Estádio Municipal de Abrantes, onde estiveram outras escolas do concelho.
Foi um convívio desportivo excelente e os atletas da nossa escola, divertiram-se, conviveram e obtiveram boas classificações.
Ao terminarem as suas provas receberam um reforço alimentar/lanche, oferecido pela Câmara Municipal e Agrupamentos de Escolas do concelho. Degustaram-no enquanto viam os colegas de outros escalões etários a correr.
ver fotos [+]

 

 

 

DIA DO PIJAMA
Este é um dia que as crianças lembram anualmente, a todos, que elas têm direito a crescer numa família.
No dia 20 de novembro
(segunda-feira) na sala do jardim de infância foi comemorado o dia do pijama.
As crianças vestiram o seu pijaminha e durante todo o dia houve divertimento e festa.
Nas semanas anteriores e no próprio dia, organizaram-se nas salas de primeiro ciclo, abordagens ao tema, onde foram trabalhadas, com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas inspiradas pela Missão Pijama.
A data coincide com o Dia da convenção Internacional dos Direitos das Crianças.
ver fotos [+]

 

 

 

VISITA À BIBLIOTECA MUNICIPAL ANTÓNIO BOTTO
Os alunos do primeiro ciclo, do centro escolar, foram visitar no dia 16 de novembro (quinta- feira), a Biblioteca Municipal António Botto, no âmbito da 6ª edição do Festival de Filosofia de Abrantes. Estiveram à conversa com a Drª Joana Rita Sousa, numa sala do MIAAA (Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes) e falaram sobre sustentabilidade. Nessa sala encontrava-se também uma exposição da pintora abrantina Matilde Marçal que foi admirada por todos. Na Biblioteca observaram ainda a exposição do escritor, poeta e dramaturgo abrantino António Botto, que marcou a literatura portuguesa e do qual a Biblioteca tem o seu
nome. A visita foi muito interessante e os alunos aprenderam coisas novas, sobre filosofia,
sustentabilidade, pintura, arte, história e literatura.
ver fotos [+]
No dia seguinte, em sala de aula, os alunos registaram em suporte papel as suas impressões da visita.

 

 

MAGUSTO
O Centro Escolar de Rio de Moinhos, festejou o dia de S. Martinho, no dia 10 de novembro (sexta-feira) com o Magusto. As castanhas, sumos e bolachas foram fornecidas pela APEOCA e pela Junta de Freguesia. Foi um dia muito especial porque, além das atividades de expressão plástica em sala de aula, tivemos também a participação dos utentes do Centro de Apoio a Idosos de Rio de Moinhos e da Escola dos Sorrisos.
Tivemos também a animação com o Grupo
de Cavaquinhos da Pucariça que tocaram para todos e, os alunos, participaram com canções e acompanha-mento de músicas na flauta.
ver fotos [+]

 

 

VISITA AO RAME (Regimento de Apoio Militar de Emergência)
No dia 8 de novembro (quarta-feira), os alunos de 4ºano, de Rio de Moinhos deslocaram-se ao Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), em Abrantes, ficando a conhecer as diferentes valências militares existentes no regimento, as estruturas de apoio militar externo no território e o Museu de Cavalaria. A Força Aérea também fez a sua apresentação, com um simulador de voo, que as crianças experimentaram.
No início da visita, as crianças de todas as escolas aderentes, concentraram-se na parada onde formaram, receberam instruções, observaram o protocolo do hastear da bandeira e cantaram o hino nacional. Após toda a explicação partiram em secções para conhecer os diferentes espaços, sendo sempre acompanhadas de militares. Foi uma visita muito elucidativa e interessante.
ver fotos [+]

 

   

DIA DE TODOS OS SANTOS/BOLINHOS SANTINHOS
No dia 31 de outubro (terça-feira) como reconhecimento da importância de manter as tradições portuguesas na memória dos jovens, desenvolveram-se atividades interdisciplinares de escrita, orais e de expressões em sala de aula, sobre este tema de Todos os Santos ou Bolinhos Santinhos.

 


 

PALHINHAS
No dia 19 de outubro (quinta-feira) veio à nossa escola a personagem “Palhinhas” que propôs uma atividade, de expressão plástica, para ser exposta na Feira da Doçaria de Abrantes. Foi com entusiasmo que as crianças o receberam e que se propuseram a realizar a atividade. No final as crianças ainda fizeram umas miniaturas da Palha de Abrantes que levaram para oferecer em casa, à família. ver fotos [+]

 



 

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
No dia 16 de outubro (segunda-feira), no âmbito do tema do dia, desenvolveram-se atividades de sensibilização aos alunos, para a necessidade de fazer uma alimentação saudável, equilibrada, completa e racional, conhecendo os malefícios que os açucares e o sal provocam na saúde.
Os alunos de 1º ciclo e as crianças de pré-escolar participaram na exploração da história infantil “O Dia em que a Barriga rebentou”, de José Fanha.
A atividade coletiva realizou- se no espaço polivalente da escola, fazendo-se a identificação e a distinção de alimentos saudáveis e alimentos menos saudáveis e posteriormente foi elaborado um marcador de livro.
As crianças também fizeram doce de cenoura, recolha de receitas para elaboração de um pequeno livro e moldaram frutas e legumes para comporem um pequeno cesto.
ver fotos [+]



 

DIA DO ANIMAL
No dia 4 de outubro (quarta-feira) celebrou-se a vida animal em todas as suas vertentes e desenvolveram-se atividades lúdicas, de expressão plástica e artística para comemorar o Dia Mundial do Animal.
Os alunos foram sensibilizados para a necessidade de proteger, respeitar os animais e contribuir para a preservação das espécies, lembrando a importância dos mesmos na vida das pessoas.



 

DIA EUROPEU SEM CARROS/DIA DA MOBILIDADE
No dia 22 de setembro (sexta-feira), no âmbito da comemoração do “Dia Europeu sem Carros ou Dia da Mobilidade”, os alunos, pessoal docente e não docente, do CERM, realizaram uma caminhada na freguesia de Rio de Moinhos (espaço envolvente da escola). Durante esta caminhada os alunos observaram a paisagem envolvente, recolheram materiais naturais (ramos, folhas, pequenos troncos, sementes, pedras específicas, …) para posteriormente utilizarem nas aulas. As crianças dialogaram, cantaram e todos conviveram de forma harmoniosa. Já na escola, em grupo turma, foi feita a exploração interdisciplinar, dos materiais da natureza e também fizeram a correspondência ao primeiro dia de Outono.
Realizou-se um cartaz coletivo sobre o tema, usando os elementos recolhidos durante a saída, posteriormente o mesmo foi exposto na entrada da escola.
ver fotos [+]

 


 

RECEÇÃO DE CRIANÇAS, ALUNOS, DOCENTES, NÃO DOCENTE E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
No início do ano letivo 2023/2024 deram-se as boas vindas a toda a comunidade, com os votos de
um excelente ano letivo. Desta forma pretendeu-se reforçar a ligação alunos, escola, família.

 

 
 

Av.Gen. Humberto Delgado, 1 - 2200-125 Abrantes | T: 241 360 880 (Chamada para a rede fixa)
executivo@esmf.pt
Manutenção e Gestão
PEDRO FALCÃO